Quarta, 26 de fevereiro de 2020
(61)98440-4851
Cidades

06/08/2018 ás 07h47 - atualizada em 06/08/2018 ás 07h56

739

Nichollas Castro

Brasília / DF

Grande Loja retorna loja maçônica para Luzilândia
ela voltou, agora pra ficar, porque aqui, aqui é o seu lugar”, e agora mais do que nunca, ela é do Oriente de Luzilândia
Grande Loja retorna loja maçônica para Luzilândia

Neste sábado (04.08.2018), aconteceu em Luzilândia a sagração e inauguração do templo da loja maçônica Fraternidade Vale do Parnaíba nº 15, filiada à potência Maçônica Grande Loja do Piauí. 


A Loja Fraternidade Vale do Parnaíba nº 15, foi constituída em 16 de setembro de 1975, em Luzilândia, graças aos esforços do maçom funcionário do DNOCS João Brandão, e funcionou regularmente até 1998, quando então, por dissidência, os seus membros que deliberaram por obediência a outra potência maçônica, e referida oficina, por falta de obreiros, em 2007, na gestão do então Grão Mestre Reginaldo Rufino Leal, foi transferida para Teresina, onde funcionou até o dia 04 de maio de 2018, quando então, por ato do atual Grão Mestre Pedro Alexandre de Carvalho Mota retornou ao seu oriente de origem, a cidade de Luzilândia, graças aos exaustivos esforços do maçom luzilandense Emerson  Meneses Pires de Moura, que há seis anos “costurava” o retorno da mesma, e, recebeu total apoio Venerável Mestre Cícero dos Santos Almeida, da Loja Força e Sabedoria Nº 26 da cidade de Piracuruca, e do Inspetor Litúrgico Ronaldo Calixto de Souza (Benzão), na época candidato a Grão Mestre Adjunto, e eleito na última eleição da Grande Loja, ocorrida no dia 05 de maio último, com posse marcada para o próximo dia 18.


“O apoio do “Benzão” foi fundamental para o retorno da Loja para seu Oriente de origem, de onde ela nunca deveria ter saído. Mas, “ela voltou, agora pra ficar, porque aqui, aqui é o seu lugar”, e agora mais do que nunca, ela é do Oriente de Luzilândia”, disse Emerson.


A maçonaria, na forma reduzida e usual de franco-maçonaria, é uma sociedade filantrópica, iniciática e progressista, e, uma loja maçônica, ou loja simbólica, Loja de São João ou apenas Loja é estrutura fundamental organizada por assembleias, onde os maçons se reúnem periodicamente para trabalharem de forma ritualística segundo o rito que adotam.


O Grão Mestre da Grande Loja Pedro Alexandre de Carvalho Mota esteve Luzilândia, acompanhado de sua esposa Fátima Mourão Mota, do Grão Mestre eleito, médico Jarbas Nogueira Matias, do Grão Mestre Adjunto eleito Ronaldo Calixto de Sousa (Benzão), e de vários outros maçons que integraram a sua comitiva.


 


Também de Piracuruca prestigiaram o evento, os maçons Francisco Emanuel de Melo Frazão, acompanhado da esposa, cunhada Iara Frazão, Pedro Rodrigues de Sousa, Afrânio Kleber de Brito com sua esposa Osmarina Meneses, Francisco Olavo Frazão, Jeovane Loiola e Maria de Jesus Meneses, esposa do venerável Francisco das Chagas Pontes.


 


Do mesmo modo outros maçons de Luzilândia Augusto César e Manuel Pascuelino membros da potência maçônica Grande Oriente do Brasil estiveram presentes prestigiando o acontecimento. 


 


A banda de música da Prefeitura de Luzilândia abrilhantou a recepção dos maçons visitantes tocando dobrados e encerrando com o hino nacional.


Após foi oferecido um jantar na AABB local, oportunidade que aconteceram discursos e entrega da Comenda Irmão Anfrísio Carvalho.


 


A loja Fraternidade Vale do Parnaíba nº 15, foi sagrada, tendo como membros os maçons Francisco das Chagas Sousa, Antônio Marcos Lima de Araújo, Alex Cunha da Rocha, Weverson Filipe Junqueira, João Batista Pinto Neto, Josean Soares de Carvalho, Rogerio Pontes, Elias Freitas Dutra Neto, Miguel e Francisco das Matias da Silva.

FONTE: Da Redação

Clique nas imagens abaixo para ampliar:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Mais lidas
© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium