domingo, 28 de maio de 201728/5/2017
(86) 9.8188-1338
Trovoadas isoladas
23º
24º
28º
Luzilandia - PI
dólar R$ 3,26
euro R$ 3,64
Banner topo
BRASIL
Onze cidades escolhem prefeitos em novas eleições neste domingo
Onze municípios em quatro Estados elegeram novos prefeitos neste domingo (12).
Redação Luzilandia - PI
Postada em 12/03/2017 ás 20h06
Onze cidades escolhem prefeitos em novas eleições neste domingo

Urna eletrônica de votação; cidades escolhem novos prefeitos



Onze municípios em quatro Estados elegeram novos prefeitos neste domingo (12). Na maioria das cidades onde ocorreram eleições suplementares, os vencedores em outubro do ano passado tiveram seus registros de candidatura cassados.


Houve eleição em Arvorezinha (RS), Butiá (RS), Gravataí (RS), Salto do Jacuí (RS), São Vendelino (RS), São Vicente do Sul (RS), Alvorada de Minas (MG), Ervália (MG), São Bento Abade (MG), Calçoene (AP) e Conquista D'Oeste (MT).


Nessas cidades, não há segundo turno. O comparecimento às urnas era obrigatório para eleitores entre 18 e 70 anos de idade, e facultativo para eleitores entre 16 anos e 18 anos incompletos e os com mais de 70 anos. A votação foi das 8h às 17h.


Em Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre (RS), o atual prefeito, Marco Alba (PMDB), foi reeleito. Ele havia ficado em segundo lugar em outubro passado, perdendo para Daniel Bordignon (PDT), que teve o registro cassado.


A mulher de Bordignon, a vereadora Rosane Bordignon (PDT), foi candidata na eleição suplementar e terminou em segundo.


Em São Bento Abade, a candidata eleita foi Jane Silva (PT), irmã de Janete Silva (PSDC), a mais votada no ano passado, mas que foi considerada inelegível.


INDEFERIDOS


O resultado de 2016 foi considerado inválido somente depois que os registros de candidatura foram indeferidos após todos os recursos cabíveis. Mesmo com o registro cassado em primeira instância, os candidatos puderam concorrer enquanto recorriam a cortes superiores da Justiça Eleitoral. Os julgamentos dos recursos vieram após o fim das eleições.


No seis municípios do Rio Grande do Sul, o total de eleitores supera 230 mil. Em Gravataí e São Vendelino, os vencedores foram banidos por terem sido condenados por improbidade administrativa em gestões passadas. Já em Butiá, o motivo da inelegibilidade é rejeição de contas públicas também em cargos públicos anteriores. As regras estão previstas na Lei da Ficha Limpa.


Em Arvorezinha, Salto do Jacuí e São Vicente do Sul, os vencedores também já haviam sido condenados por crime contra a administração pública, entre outros.


Em Ervália e São Bento Abade, em Minas, os candidatos eleitos já tiveram contas públicas rejeitas e, por isso, estão inelegíveis.


No terceiro município mineiro, Alvorada de Minas, o motivo foi o candidato não ter se afastado das suas funções de servidor público para concorrer. No total, 24,5 mil eleitores mineiros eram esperados neste domingo.


AMAPÁ E MATO GROSSO


Também em Calçoene, no Amapá, a Justiça Eleitoral indeferiu o registro do candidato vencedor por improbidade administrativa. A cidade tem 7.423 eleitores.


O município está em situação de emergência após inundações causadas por chuvas e pela cheia de um rio, mas a votação está mantida.


No Mato Grosso, a situação é diferente. Das três coligações que concorriam em Conquista D'Oeste, duas foram indeferidas. Como a soma dos votos obtidos pelas chapas banidas ultrapassa 50% dos votos válidos, a eleição foi anulada. A cidade tem 2.814 eleitores.


O sistema do TSE não havia divulgado o vencedor da eleição no município até a publicação desta reportagem.


Em 2 de abril, outros 12 municípios terão eleições suplementares: Cafelândia (SP), São José da Bela Vista (SP), Mococa (SP), Foz do Iguaçu (PR), Piraí do Sul (PR), Nova Laranjeiras (PR), Quatiguá (PR), Guajará-Mirim (RO), Carmópolis (SE), Ipojuca (PE), Sangão (SC) e Bom Jardim da Serra (SC).


CONFIRA O RESULTADO DAS ELEIÇÕES


Arvorezinha (RS)
Rogério Fachinetto (PDT) - 50,84%
Comparecimento: 92,31%


Butiá (RS)
Daniel (PT) - 51,03%
Comparecimento: 76,8%


Gravataí (RS)
Marco Alba (PMDB) - 40,04%
Comparecimento: 74,07%


Salto do Jacuí (RS)
Claudio Robinson (PDT) - 62,24%
Comparecimento: 77,36%


São Vendelino (RS)
Evandro (PTB) - 55,81%
Comparecimento: 95,05%


São Vicente do Sul (RS)
Paulinho (PMDB) - 52,06%
Comparecimento: 77,93%


Alvorada de Minas (MG)
Vitor de Salvador (SD) - 57,13%
Comparecimento: 73,4%


Ervália (MG)
Eloisio Cunha (DEM) - 54,33%
Comparecimento: 85,79%


São Bento Abade (MG)
Jane Irmã da Janete (PT) - 48,96%
Comparecimento: 89,87%


Calçoene (AP)
Jones (PPS) - 35,87%
Comparecimento: 75,7%





 



FONTE: Folha de São Paulo/CAROLINA LINHARES
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô:

imprimir
164
© Copyright 2017 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium