Quinta, 17 de agosto de 201717/8/2017
(86) 9.8188-1338
Claro
22º
36º
36º
Luzilandia - PI
dólar R$ 3,16
euro R$ 3,71
Banner topo
POLÍTICA
08 DE AGOSTO: 20 anos sem o maior benfeitor de Luzilândia
De lá para cá Luzilândia passou a viver o marasmo e Esperantina se desenvolveu
Edson Barros Luzilândia - PI
Postada em 08/08/2017 ás 08h55 - atualizada em 08/08/2017 ás 14h56
08 DE AGOSTO: 20 anos sem o maior benfeitor de Luzilândia

Nesta terça-feira 08 de agosto completa 20 anos da morte do ex-prefeito Raimundo Marques.

Luzilândia no dia de hoje não tem o que comemorar, a não ser, lamentar o triste ocorrido nesta mesma data, há vinte anos passados, quando a cidade perdeu o seu maior benfeitor, e de lá para cá muita coisa, mudou de forma negativa, a cidade perdeu seu ritmo de desenvolvimento e nunca mais foi à mesma, porque Raimundo Marques era sinônimo de volume de obras, tanto que, em apenas sete meses de seu terceiro mandato já tinha calçado várias ruas da cidade, começou e deixou quase todas concluídas, a avenida que leva o seu nome (Av. Prefeito Raimundo Marques), além de várias outras realizações.


O crime que tirou a vida do prefeito Raimundo Marques, aconteceu no dia 08 de agosto de 1997, na região conhecida como “Tirão das Lanças (entroncamento)”, onde dá acesso às cidades de Morro do Chapéu e Matias Olímpio.


O crime aconteceu quando o extraordinário benfeitor e maior liderança política de toda a região de Luzilândia se encontravam sentado à mesa da Churrascaria do Posto Rural, de sua propriedade, em companhia da esposa, Dona Valmércia Pires de Moura Marques, quando um pistoleiro lhe atirou pelas costas.


Desde aquela data cá Luzilândia nunca mais foi à mesma e até parece que parou no tempo, visto que, nossa cidade despontava como liderança comercial e cidade pólo da região (Piauí-Maranhão).


O que se viu após o crime foram perseguições políticas e um comércio entrando em decadência, inclusive com muitas das maiores e mais tradicionais lojas e indústrias da cidade, fechando, como foi o caso da Casa Pescadora, e outras, enquanto o comércio de Esperantina com isto ia se beneficiando e ganhando força, e cresce e tomar o espaço e prestigio comercial de Luzilândia, até pelo apoio que aquela cidade recebia do governo estadual, já que nossa cidade não tinha mais uma liderança política à altura de Raimundo Marques.


Hoje para todos os lados que se olhar em Luzilândia tem a presença do prefeito Raimundo Marques, a ponto de se dizer que, se for retirado tudo o que ele fez na cidade, praticamente quase nada fica.


Desde a data do crime até os dias atuais, o desenvolvimento da cidade nunca mais foi o mesmo, ressalvando-se, o período da gestão do governador Wilson Martins apoiando o amigo luzilandense, deputado Ismar Marques que, a cidade viu-se transformada num canteiro de obras.


Nascido na localidade Mocambinho, (hoje Joca Marques), nome que homenageou seu irmão João de Assis Marques, o prefeito de Luzilândia, Raimundo Marques, teve uma carreira política vitoriosa, elegendo todos os seus sucessores.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô:

imprimir
1.398
© Copyright 2017 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium